segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Jornal Folclore / Agosto 2008 - O folclore português em debate na Venezuela : Congresso reuniu trezentos folcloristas portugueses em Caracas

O Clube de Jovens Folcloristas na Venezuela e o Grupo Folclórico “Os Lusíadas” organizaram o I Congresso e Debate público sobre o folclore português com vista a valorizar a representação do folclore de expressão portuguesa que se apresenta naquele País da América Latina. O interesse à volta da iniciativa levou ao Centro Português de Caracas cerca de trezentos praticantes e dirigentes dos trinta grupos portugueses organizados em todo o País. A informação foi levada por prelectores idos de Portugal, saciando a interessada plateia.

O I Congresso sobre o Folclore Português na Venezuela pautou-se por um enorme êxito. A iniciativa do Clube de Jovens Folcloristas Portugueses na Venezuela (CJFP-V), com a colaboração do Grupo Folclórico “Os Lusíadas”, terá valido pelo invulgar interesse que suscitou entre uma excepcional camada de representantes do folclore português na Venezuela. Num universo de cerca de trinta grupos folclóricos, fizeram-se representar vinte e sete, alguns idos de localidades bem distantes, sedeados em regiões que distam mais de trezentos quilómetros de Caracas. Foram assim muitos os folcloristas lusos que se deslocaram ao Centro Português de Caracas, naturalmente ávidos de esclarecimentos a eventuais dúvidas sobre a representação dos grupos que participam. O interesse demonstrado pelos atentos congressistas, que se afirmou particularmente no período de debate, surpreendeu os conselheiros que viajaram de Portugal a convite da organização. Muitas foram as dúvidas que pediram esclarecimento, e no final foi manifesta a satisfação dos folcloristas pela informação recolhida. A realização de idênticas organizações foi, no fim, muito reclamada. (…)

[... Desenvolvimento na edição papel, saiba mais : clique aqui !]








Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário
Gracias por su comentário
Thank you for your comment
Merci pour votre commentaire