quarta-feira, 4 de junho de 2008

Jornal Folclore / Junho 2008 - Editorial : Folclore em remix

O estilo musical remix é uma tendência dos novos ritmos que fazem o gozo da juventude de hoje. O termo significa “remisturar”, introduzindo uma batida animada e efeitos adicionais, criando uma versão mais ritmada. É uma versão criada nos anos 80 na nova música.

A forma ligeira e apressada com que alguns grupos folclóricos exibem as suas melodias – obviamente que nos referimos a grupos de folclore e não a grupos recreativos – leva-nos a pensar que o ritmo remix terá chegado à música folclórica. Ponderadas as circunstâncias, poderemos concluir que algo estará errado na forma de tocar certos trechos do nosso folclore. Em primeiro lugar porque os instrumentos musicais à época a que se reportam as pesquisas (e a representação) não teriam capacidade para desenvolver ritmos tão rápidos. Depois, porque as pessoas dançavam para se recrearem e mesmo conversarem. Logo os movimentos da dança teriam de obedecer a ritmos vagarosos, descansados, quase nostálgicos.

Estranho assim vermos o reportório de certos agrupamentos totalmente transformados, obedecendo a um “estilo remix”. Como se compreende que após três danças, os bailadores de certos grupos se mostrem tão afadigados, esgotados de energias?

Passa por aqui a adulteração primeira do Folclore. Não se respeitando o ritmo das melodias, os passes das danças são trocados por falsos andamentos, que outrora não faziam parte da cadência das modas populares tradicionais.

Vale a pena pensar nisto…







2 comentários:

  1. Apesar de concordar com grande parte do que foi dito relativamente ao ritmo do folclore e velocidade de execuçao das músicas, é necessário termos em consideração a grande diferença que existe entre as várias regioes no que a esse aspecto diz respeito.
    Por exemplo é impossível pensarmos um corridinho do Algarve, um Fandango do Ribatejo ou algumas Canas Verdes minhotas a um ritmo lento...e no entanto na "època" histórica a que nos referimos (supostamente Séc.XIX), os instrumentos talvez tivessemas mesmas caracteristicas nestas várias regiões (concertina/acordeao, cordas, flautas...)
    Penso que sobretudo a diferença de ritmo seria mais relaccionada com o momento em k as danças eram realizadas...é obvio que se fosse no final de um trabalho agrícola mais dificil, o ritmo seria bastante lento...mas num domingo a tarde ou numa romaria talvez podessem existir diferentes velocidades, mais rápidas, eventualmente até num gesto de "exibição" das capacidades de resistência física entre os vários dançadores...

    ResponderEliminar
  2. eu quero saber como foi enventado o folclore,e quem enventou.

    ResponderEliminar

Obrigado pelo seu comentário
Gracias por su comentário
Thank you for your comment
Merci pour votre commentaire