quinta-feira, 1 de maio de 2008

Jornal Folclore / Maio 2008 - Folclore travestido : Ranchos com mulheres de calças…

O caso não é novo. Na edição de Dezembro de 2006 dávamos destaque a um lapso idêntico, alertando para o erro que possa passear-se inadvertidamente pelos palcos da exibição folclórica. A mensagem chega aonde chega e nunca se espalha de forma tão intensa como era desejável. Idênticos descuidos proliferam entre o movimento folclórico. A sensibilização tarda a chegar e muitas representações continuam num barco à deriva, sem encontrarem bom porto. Nalguns casos a palavra sabedora de quem mais entende da representação da cultura popular tradicional – o folclore – não é ouvida ou não convém ser entendida. Prefere-se a prosápia pela autoria da obra criada, por um idealismo bacoco, maculando de forma ingénua e incauta os valores culturais do povo que nos antecedeu. A realidade que hoje relatamos evidencia um continuado desnorte daquilo que deveria estabelecer-se como regra da representação do folclore.

“Mulheres do rancho obrigadas a vestir calças”. Era este o título que um jornal de Castelo Branco titulava um trabalho de reportagem com o auto-denominado Rancho Folclórico de Ferrarias e Outeiro, daquele concelho. E adiantava o jornalista: “Mulheres a fazer de homens nas actuações é a realidade actual do Rancho. Esta foi a solução encontrada pelo grupo da freguesia de Santo André das Tojeiras, a braços com o problema da falta elementos do sexo masculino”. Por sua vez a dirigente do rancho justifica: “Há muito que não se via a falta de homens no nosso rancho; não nos resta outra alternativa para podermos fazer as nossas actuações.

[... Desenvolvimento na edição papel, saiba mais : clique aqui !]






1 comentário:

  1. Já assisti a várias actuações de alguns grupos em que isso sucedia...obviamente que é uma situação bastante "dolorosa" de se ver...
    Nos últimos tempos tenho ido a vários festivais de "Folclore" e é grande a percentagem de Ranchos que utilizam este "recurso"...
    Não sei quais as razões, talvez a falta de homens para fazer par nas danças, mas penso que por uma questão de coerencia e verdade para com a nossa tradição seria menos censurável as raparigas irem com traje feminino e em caso de necessidade dançarem a par com outra rapariga.
    Penso mesmo que no passado isso seria natural, uma vez que as danças tradicionais eram relativamente "expontaneas" e dançarem mulheres com mulheres até talvez fosse uma realidade...agora alterar trajes é que penso que é uma solução muito discutível/censurável.

    ResponderEliminar

Obrigado pelo seu comentário
Gracias por su comentário
Thank you for your comment
Merci pour votre commentaire