quinta-feira, 1 de maio de 2008

Jornal Folclore / Maio 2008 – Editorial : A escola e o folclore

Um destes dias fomos abordados por uma anciã, que simpaticamente quis elogiar a publicação do jornal Folclore, que admira “pela forma entusiasta com que defende o Folclore”, uma vertente da nossa cultura, que considera “muito importante” mas que no País é “simplesmente esquecida” pelos poderes instituídos, criticava com firmeza. E reforçou: “Nalguns países que conheço o Folclore é parte integrante dos currículos escolares” e assim “os jovens ficam com uma outra percepção do Folclore do seu País”, ao mesmo tempo que “viajam pelas raízes, valorizando os seus conhecimentos”.

Percebemos então que se tratava de uma ex-professora liceal, motivada pelas questões da cultura popular. Inquiriu-nos sobre eventuais diligências que porventura tivessem sido feitas junto do Ministério da Educação, com vista a que o Folclore e as tradições constituíssem parte complementar do sistema de ensino. A resposta negativa terá deixado a ex-docente entristecida, confiada que estava que, posteriormente à sua aposentação, o currículo escolar teria sido já valorizado com o tema sobre cultura popular.

Relembrando a experiência que obteve neste campo, perante o que testemunhou em escolas que visitou noutros países, a nossa interlocutora lamentou “uma continuada pobreza de espírito” dos nossos responsáveis educativos, pela apatia a um vector cultural de primordial importância, como é a cultura popular. “Continuamos incultos e rudes perante os outros, pelas sistemáticas barreiras que se opõem ao enriquecimento cultural”, lamentou a ex-educadora.

Aparentemente parece prevalecer ainda hoje a teoria dos antigos correligionários governamentais, quando entendiam que o povo não deve ser culto, porque enquanto houver falta de cultura, bem podem os governantes dormir descansados. Há conhecimento de iniciativas isoladas de docentes que ensinam o Folclore em períodos extra-curriculares e que merecem ameaça com processos disciplinares, porque o tema “não faz parte do currículo escolar”. Subentende-se…





Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário
Gracias por su comentário
Thank you for your comment
Merci pour votre commentaire