domingo, 2 de dezembro de 2007

Dezembro 2007 - Numa iniciativa do CJF : Sensibilizar e informar para disciplinar a representação do folclore luso em França

Dirigentes e elementos activos de diversos grupos folclóricos de representação portuguesa em França receberam a opinião, fundamentada no conhecimento prático de dois folcloristas que foram de Portugal. Durante sete dias foram realizadas em várias localidades das regiões de Paris e Lyon, acções de sensibilização com vista a acautelar uma sensata representação do folclore português em França. Entre a realização de colóquios e visitas práticas a alguns grupos de folclore, a mensagem deixada pautou-se pela pedagogia, instruindo para uma boa representatividade do folclore português.

Opiniões e pareceres, sem a força de sentenças, foram deixadas a inúmeros grupos folclóricos de representação lusa em França. Coube aos grupos das áreas consulares de Paris e Lyon, sedeados nas localidades de Levallois-Perret, Vincennes, Pontault-Combault, Clermont-Ferrand e Charvieux-Chavagneux, receberem a mensagem da pedagogia, com vista a corrigir ou melhorar a retratação regional que escolheram para os seus projectos. As diversas acções de sensibilização foram protagonizadas por Ludgero Mendes e nós próprios, inserindo-se num programa de apoio pedagógico idealizado pelo Clube de Jovens Folcloristas Portugueses em França (CJFPF), iniciado em 2005, com a realização de idênticas acções noutras áreas consulares. O programa conta com o apoio dos organismos governamentais portugueses em França e dos Consulados.

[... Desenvolvimento na edição papel, saiba mais : clique aqui !]



Manuel João Barbosa
jornalfolclore@gmail.com
www.jornalfolclore.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário
Gracias por su comentário
Thank you for your comment
Merci pour votre commentaire