domingo, 2 de dezembro de 2007

Dezembro 2007 - Nota Editorial : Promoção das regiões

O Governo está a preparar um calendário de promoção turística das diversas regiões do País. Há no orçamento muitos milhares de euros para as respectivas campanhas, que têm em vista a incentivar desfruto do turismo interno, à semelhança da campanha “Vá para fora cá dentro”. Alargada ao estrangeiro, fomentam-se as belezas naturais e arquitectónicas e convida-se à visita.

Espera-se, contudo, que não voltem os famigerados emblemas do Estado Novo, quando elegeu nos velhos tempos estereótipos tradicionais para promoção do País, como a farda de gala do campino do Ribatejo, e outros mal alinhavados símbolos, representativos do Algarve, do Alentejo, do Alto Minho, da Madeira e Açores. E por aí fora.

O erro estimulou a asneira entre o movimento folclórico nacional. O Ribatejo viu maculada a sua representação etnográfica com uma superabundância de campinos, que foram – são, ainda hoje – figuração exclusiva de muitos grupos, sendo que alguns deles estão mesmo sedeados em zonas onde a célebre campinagem nunca existiu, por ausência de criação taurina. O Algarve levou com outra farda, aqui numa alegoria à mulher algarvia, com certa roupagem de muito duvidosa existência. Na Estremadura convencionou-se o típico traje feminino da Nazaré e as célebres sete saias, como no Alentejo só haveria ceifeiras (bem vestidas) e no Minho apenas o rico e vistoso traje de Viana do Castelo. Isso levou à formação, copiada, de muitos grupos folclóricos, que elegeram os referidos símbolos tradicionais, favoritos dos organismos oficiais, como representação exclusiva do seu trabalho. Nasciam assim grupos colegiais, de farda posta por exibirem apenas um tipo de traje. Um equívoco que prevalece em algumas formações folclóricas.

Espera-se que o “hábito não faça o monge” e não voltem os emblemas regionais como símbolos exclusivos de um Portugal continuadamente pitoresco nas campanhas turísticas que se anunciam.


Manuel João Barbosa
jornalfolclore@gmail.com
www.jornalfolclore.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário
Gracias por su comentário
Thank you for your comment
Merci pour votre commentaire