quarta-feira, 4 de julho de 2007

Julho 2007 - Nota Editorial : O utópico apoio

A época estival trás os Festivais de Folclore. Centenas de grupos anunciam as suas realizações. Os grupos filiados na Federação – e os que são apenas candidatos à filiação – fazem alardear o “ apoio técnico” do organismo.

Sabemos da total falta de assistência por parte da Federação à organização dos programas dos Festivais. Logo o apoio técnico é irreal, ilusório e utópico. Falso. Convenhamos que mal funcionariam os serviços técnicos da Federação se averbassem o seu apoio a certos festivais que integram grupos cujo desempenho etnográfico e folclórico deixa muito a desejar. Será que a referência atestará a qualidade do Festival ou do grupo promotor?

A pomposa alusão só acontece pela omissão de regras que imponham – também neste campo – disciplina e rumo. Os grupos preparam os programas sem qualquer parecer dos órgãos técnicos da Federação. Logo, o organismo não põe pedra nem cal na sua organização e constituição. Ou seja, não oferece qualquer “apoio técnico”.

Põe-se assim em causa a própria credibilidade da instituição quando os programas ferem os mais elementares princípios da representação folclórica, especialmente quando integram grupos que nem sequer têm a garantia de um trabalho avaliado e aferido pela Federação.

Constou-se em certa altura que a citação não era permitida pela instituição de Arcozelo devendo antecipadamente o programa dos Festivais ser submetido a uma efectiva apreciação do pelos serviços técnicos da Federação. Ao que parece, a disposição não mereceu acato e tem sido sistematicamente desrespeitada.
É a república das bananas dentro do movimento folclórico.

Manuel João Barbosa
jornalfolclore@gmail.com


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário
Gracias por su comentário
Thank you for your comment
Merci pour votre commentaire