sábado, 28 de julho de 2007

Agosto 2007 - Pedagogia : Trabalho prévio para a organização de um grupo folclórico

Por José Maria Marques

Pela mão de José Maria Marques foi preparado em 1983 um trabalho de aconselhamento e orientação sobre a formação e organização de um grupo de folclore. Com a sapiência que lhe era reconhecida, o infortunado dirigente e folclorista de Mourisca do Vouga, oferece neste seu escrito normas e ensinamentos que devem estar afectos à criação de um grupo de folclore, que se quer merecedor do respeito por um rigoroso trabalho de retratação tradicional que deve oferecer no campo da etnografia e do folclore.

O desaparecimento prematuro de José Maria Marques – vítima do brutal acidente de viação ocorrido em França no dia 13 de Agosto de 1997, no regresso de uma memorável viagem à Bélgica do Grupo Folclórico da Região do Vouga – viria a privar-nos abruptamente dos seus sábios e experientes conselhos.

Como que uma prece na passagem de uma década do seu trágico desaparecimento, aqui deixamos o importante trabalho da sua lavra, fruto do seu saber e conhecimento das questões da cultura popular e do folclore.


[... Desenvolvimento na edição papel]



Voltar ao sumário da edição de Agosto 2007



Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário
Gracias por su comentário
Thank you for your comment
Merci pour votre commentaire