sábado, 28 de julho de 2007

Agosto 2007 - Nota editorial : A língua e a cultura portuguesa

O Presidente da República, na sua recente visita aos EUA, apelou aos emigrantes para que não percam o contacto com a língua e a cultura portuguesa, reconhecendo que tem de se fazer mais quanto ao ensino do português naquele país. “Estou convencido que a língua é o elo mais forte de união entre todos os portugueses”, afirmou Cavaco Silva, pedindo aos portugueses radicados na América que “não esqueçam a terra em que tudo começou”.

Um dos elos que continua a ligar o português emigrante à pátria é sem dúvida a linguagem escrita. Indubitavelmente a imprensa regional é um forte contributo para manter esse elo à terra-mãe. O jornal da região de origem que o emigrante recebe semanal, quinzenal ou mensalmente é o emissário do falar português junto das famílias emigrantes, enquanto reforça o interesse das novas gerações habituadas à língua do país acolhedor. Cada edição é lida e relida, cada página é devorada linha após linha. Há assim uma repetida ligação à língua portuguesa. Por isso, o esforço (?) financeiro que o Estado tem com a ajuda ao porte dos Correios dos jornais regionais, mais não será que um contributo importante para a continuidade da palavra em português no seio das famílias portuguesas que estão emigradas no estrangeiro. Parece, contudo, não ser essa a visão do Governo, quando está a retirar a ajuda à imprensa regional dos portes dos jornais enviados para o mundo onde se encontram portugueses sedentos de leitura portuguesa.

Pensamos que seria extremamente útil para a preservação da língua-pátria no estrangeiro, “encher” as associações portuguesas espalhadas pelo mundo de jornais regionais portugueses, quiçá as casas dos emigrantes.

Talvez o Presidente deva, também neste campo, sensibilizar os responsáveis governantes a repensar a sua decisão de cortar um apoio proporcionalmente diminuto, em prejuízo da preservação, protecção e disseminação da língua portuguesa além fronteiras.


Manuel João Barbosa
jornalfolclore@gmail.com
www.jornalfolclore.blogspot.com



Voltar ao sumário da edição de Agosto 2007



Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário
Gracias por su comentário
Thank you for your comment
Merci pour votre commentaire