quinta-feira, 31 de maio de 2007

Junho 2007 - Santana do Mato (Coruche) : Reencontro com o passado num serão de tradições


Hábitos e lembranças de outras épocas foram levados à mostra pública de forma completa e cuidada no palco da modesta colectividade da pacata aldeia de Santana do Mato, no interior sul do concelho de Coruche. Costumes populares que o tempo apagou e que hoje são apenas memória, foram retratados por rigorosos projectos de representação tradicional e interpretados com a sensibilidade de cuidadosos intérpretes. É a face esquecida do folclore.

A interessante iniciativa do Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Santana do Mato (Coruche) foi assegurada pelo resultado positivo que alcançou logo na sua primeira edição e se confirmou na sequente, esta levada a efeito no dia 19 de Maio. Com efeito, o “Serão de Tradições” idealizado pelo prestigiado grupo, primando pela originalidade, foi concebido com a sensatez de quem há muito se mostrou sensível à retratação das coisas da tradição, merecendo por isso justos encómios a organização. A criteriosa escolha das representações convidadas fundamenta o que afirmamos.

A evocação dos costumes populares das diferentes regiões representadas – Coruche, Trofa, Águeda, Loures e Santarém – desenvolveu-se numa tão rica sucessão de hábitos e vivências do povo, que são memória e história.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário
Gracias por su comentário
Thank you for your comment
Merci pour votre commentaire