quinta-feira, 31 de maio de 2007

Junho 2007 - Nota editorial : Lamúrias num congresso


Vozes inflamadas atiram-se à comunicação social no Congresso de Folclore recentemente realizado em Espinho, pelo alheamento dos órgãos de comunicação social à iniciativa. Mas terão sido informados os agentes da imprensa, rádio e televisão do evento? Se calhar não foram, tendo em conta uma completa ausência de notícias nos jornais de referência – os grandes diários. Em nome dos responsáveis da organização, o presidente da Câmara de Espinho atacou os “meios de comunicação social nacional pela falta de projecção do evento”. Deveria antes o autarca inteirar-se se os respectivos serviços de comunicação da organização trabalharam para fazer chegar às redacções a informação do acontecimento.

Da parte que nos toca, garantimos que o Jornal Folclore foi uma vez mais esquecido, não tendo recebido qualquer mensagem do anúncio da actividade. Mas isso já se esperava, conhecida que é a apatia do organismo promotor para com este órgão de imprensa. Contudo, outros órgãos de informação da especialidade, como os programas de rádio sobre folclore – escutados por muitos milhares de pessoas – também passaram à margem de qualquer informação, e as críticas que se ouviram dos respectivos apresentadores e responsáveis foram muitas.

A máquina da instituição promotora está emperrada, sempre encravada, mas “esguicha” fel, muito bem, sobre alvos fáceis. Quando hoje a tecnologia permite num simples clic fazer chegar simultaneamente uma nota de imprensa às redacções de centenas de órgãos de comunicação social, deve condenar-se, isso sim, uma estranha omissão (?) do organismo responsável pela organização do acontecimento na distribuição de informação sobre a iniciativa. Mas, como que um limpar a água do capote, a culpa é dos órgãos de comunicação social, atacados pelas costas de forma desalmada. Formas estranhas de agir, sempre arremetendo pedras para cima de outros quando se tem telhados de vidro.

O Director


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário
Gracias por su comentário
Thank you for your comment
Merci pour votre commentaire