sábado, 22 de dezembro de 2007

Janeiro 2008 - Federação do Folclore Português quer saber quem são os autores (!) dos reportórios dos grupos seus filiados

A Federação do Folclore Português distribuiu pelos grupos, seus membros filiados, um questionário onde se pede que informem quem são os autores das músicas, danças e coreografias dos seus reportórios! Supostamente o conjunto de grupos que deveria constituir o escol da representação folclórica nacional, é detentor de um outro “folclore” que não aquele rebuscado na raíz popular. Cantam e dançam trechos imaginados por um qualquer criador! Por isso a instituição quer saber quem são os eruditos folcloristas que compuseram as modas que integram os respectivos reportórios. Diz-se que é para informar a Sociedade Portuguesa de Autores, dentro de umas presumíveis negociações.

De onde teria partido tão iluminada ideia, não se sabe. Certo é que alguns relatórios, com prazo apertado para serem enviados, já teriam chegado a Arcozelo. Mas outros terão merecido algum desprezo.

Vamos esperar para ver dirigentes e ensaiadores técnicos a darem pela sua conta bancária aumentada com os direitos autoriais das suas “obras folclóricas”. E enquanto isso, os grupos vão ter de pagar os respectivos direitos de autor pela realização dos seus Festivais ou outros espectáculos, porque tocam, cantam e dançam temas compostos por autores conhecidos.

Será que ainda podemos levar estas coisas a sério?


Manuel João Barbosa
jornalfolclore@gmail.com
www.jornalfolclore.blogspot.com

2 comentários:

  1. Aqui vai o unico comentário possível de se fazer a tamanho despautério: perdoem-lhe senhores porque eles não sabem o que fazem!Pois só assim se entende que, o orgão máximo do Folclore português acredite e permita que Grupos pertencentes á Federação exibam cantigas "inventadas"por um qualquer autor que até se pode dizer popular.Folclore retirado do dicionário significa: ciência das tradições, crenças, costumes e artes populares;conjunto dos poemas, tradições, canções ou lendas populares de uma região.
    Não há donos nem patrões e muito menos autores no folclore.
    Miriana Alves- Grupo Folclorico Cultural e Recretaivo de Vila Nova de Paiva

    ResponderEliminar
  2. Meus amigos, só quem não inspeccionou grupos de folclore que se filiaram na Federação é que estranha. Uma grande maioria atribui a autoria das músicas, letras e coreografias. A família do senhor "Sete Saias" e do senhor Bernardino de Arcozelo receberiam uma boa renda em direitos de autor por exibições de grupos filiados na dita Federação. Só que os seus dirigentes tiveram sempre conhecimento dessas anomalias mas nunca as foram capazes de resolver

    ResponderEliminar

Obrigado pelo seu comentário
Gracias por su comentário
Thank you for your comment
Merci pour votre commentaire