terça-feira, 17 de julho de 2007

Janeiro 2002 - Soajo (Gerês), Espigueiros: redutos de pedra viva

Os Espigueiros, armazéns da esperança, erguem-se altaneiros no terreiro da casa da lavoura, junto à eira de xisto, exaltando a safra do estio, que o Outono manda colher e guardar: as espigas do milho, do centeio ou do trigo. Marcos milenários de cultura, são símbolos da ruralidade nortenha, construção fundamental na propriedade agrícola. Meio de sobrevivência nos minifúndios, os Espigueiros asseguravam as necessidades alimentares, preservando os grãos que depois eram transformados em farinha. Garantes das próximas sementeiras, os Espigueiros traduziam memórias colectivas do povo dos pequenos agregados, constituindo recôncavo de auto suficiência até ás próximas colheitas.

O Jornal Folclore visitou recentemente a colónia de espigueiros do Soajo, no Gerês. Criação monumental do engenho popular, são muitas dezenas, assentes sobre uma imensa lage granítica, cuja construção remonta ao século XVIII. Pungente realidade de cultura ambiental, exige uma apreciação despreocupada, interessada. Construções modeladas com saber e arte, que exigem uma leitura sentida, adequada a um espaço que nos parece criado, momentaneamente, por um fantasioso idílio, que só pode oferecer deslumbramento. O que vemos, entra pelos os olhos e logo atinge a alma.

No percurso, desfrutamos um panorama único; por estradas e veredas, contemplamos o profundo e frondoso vale do Lima, a albufeira do Lindoso, e logo a aldeia do Soajo. Imponentes, no cume da encosta, toda ela de xisto, dezenas de espigueiros dão-nos uma visão como que trazida por uma fábula. Todos apontam o sudoeste, procurando o clima certo à conservação do seu recheio. Cruzes encimam alguns exemplares, invocando a protecção divina. O espigueiro-primário data de 1782.

O registo fotográfico que fizémos – quantos motivos à nossa volta mereciam o flasch! – foi valorizador do nosso arquivo, tanta foi a beleza que a película agarrou.


[... Desenvolvimento na edição papel : clique aqui]


Voltar ao sumário da edição de Janeiro 2002 : clique aqui




1 comentário:

  1. e uma porcaria para fazer trabalhos da escola deviao por menos info. a dizer o jornal akilo o jornal akolotro

    ResponderEliminar

Obrigado pelo seu comentário
Gracias por su comentário
Thank you for your comment
Merci pour votre commentaire