sábado, 28 de julho de 2007

Agosto 2007 - O Porto assistiu ao Grande Desfile do Traje de Entre Douro e Minho

Sete mil figurantes no maior desfile etnográfico realizado no País

Terão sido cerca de sete mil os participantes no Desfile Etnográfico que o INATEL organizou e fez desfilar na Avenida dos Aliados, no Porto, por ocasião da abertura da presidência portuguesa da Comunidade Europeia. Foi o maior acontecimento etnográfico que jamais ocorreu no País. Cento e cinquenta agrupamentos folclóricos de Entre Douro e Minho, participaram do grandioso desfile de trajes tradicionais.


Por Manuel João Barbosa


Bastou apenas três regiões etnográficas do País – os distritos de Braga, Porto e Viana do Castelo – para reunir à volta de uma iniciativa cerca de sete mil figurantes em representação de centena e meia de grupos folclóricos, Zés Pereiras e tocadores de concertina. A iniciativa do INATEL, com a organização das suas delegações distritais em Viana do Castelo, Porto e Braga, traduziu-se no maior desfile etnográfico realizado no País, graças à adesão de boa parte do universo folclórico dos três distritos do Norte. “Tivemos pena de não termos participado mas tínhamos compromissos anteriores assumidos”, dizia-nos um dirigente que contactámos.

O desfile teve início na Praça da Liberdade, subiu a Avenida dos Aliados e passou …


[... Desenvolvimento na edição papel]



O grande movimento

A cidade do Porto recebeu no dia 30 de Junho o maior desfile etnográfico jamais realizado em Portugal. Um pedaço apenas do rectângulo nacional bastou para reunir tão impressionante número de representantes da cultura popular tradicional num cortejo etnográfico. Cerca de sete mil! Mas mais de três centenas de outros grupos activos dentro do movimento folclórico das regiões representadas – Viana do Castelo, Porto e Braga – terão ficado fora do acontecimento por razões várias. Sabe-se de agrupamentos que tinham compromissos assumidos com outras realizações e que por esse motivo não puderam estar na Avenida dos Aliados. Os três distritos presentes no desfile somam cerca de quatro centenas e meia de grupos etnográficos activos. Só o distrito do Porto reúne 227 agrupamentos, seguindo-se Braga com 139 e Viana com 72. Com uma participação maciça, o número teria sido ajustado muito para cima, numa estimativa que poderia superar as 17 mil pessoas. Então a imensa avenida seria pequena para tão grande quantidade de participantes. Assim mesmo a multidão de folcloristas foi impressionante. Jamais alguém terá pensado que o movimento folclórico nacional integrava tão significativo número de pessoas. Um movimento vastíssimo, com enorme peso social, mas pequenino e insignificante para o poder administrativo.

Porventura algum partido político terá arrolado os votos de tão expressivo sector da sociedade portuguesa?

Manuel João Barbosa
jornalfolclore@gmail.com
www.jornalfolclore.blogspot.com



[... Desenvolvimento na edição papel]



Voltar ao sumário da edição de Agosto 2007



Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário
Gracias por su comentário
Thank you for your comment
Merci pour votre commentaire