sábado, 10 de março de 2007

Março 2007 - Grande entrevista


“O movimento folclórico, a todos os níveis, não está isento de culpas sobre o que se passa em termos de representação tradicional”

Entrevista de : Manuel João Barbosa


Ludgero Mendes foi o interlocutor eleito na edição de aniversário do Jornal Folclore, para uma conversa sobre as questões que envolvem a representação da cultura tradicional portuguesa, protagonizada pelos grupos de folclore. Com a frontalidade que lhe é reconhecida, o dirigente e folclorista aponta o dedo, sem peias, aventa soluções e apela ao bom senso dos responsáveis e participantes activos no movimento associativo folclórico. Mensagens a reter e recados a ter em conta.

É sabido que na formação de um grupo de folclore deve estar presente muita sensibilidade e algum conhecimento das coisas da tradição. Como aconselharia a essa formação?

Se um conjunto de pessoas hoje quisesse formar um grupo de folclore, recomendaria que naturalmente fizessem um trabalho prévio em termos pesquisa documental. Essa pesquisa deve passar pela consulta de livros monográficos sobre a região, se porventura houvessem, tentar quanto possível o cesso ao maior número possível de fontes, obter




Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário
Gracias por su comentário
Thank you for your comment
Merci pour votre commentaire